segunda-feira, 1 de setembro de 2014

13 motivos para ler Desventuras em Série

Você já leu Desventuras em Série? Não? E por quê? Se até hoje você não tinha nenhuma razão para ler a saga, a partir de agora você terá 13 motivos para fazer isso:

1.  Dramédia
O gênero do livro é basicamente drama; consiste na história desafortunada de três órfãos. Porém acontecimentos absurdos, diálogos caóticos e o modo bizarro de narrar do autor (falaremos disso a seguir) tornam-na mais semelhante a uma comédia. 

2.  Fácil Leitura
O autor utiliza palavras de fácil compreensão e todas as vezes que palavras – ou expressões – mais inusitadas surgem, ele faz questão de explicar o significado, o que torna a leitura mais agradável.

3.  Personagens bem caracterizados
Cada personagem possui uma característica excêntrica, que o torna marcante, mesmo que seja apenas um simples personagem secundário. Você sempre se lembrará de Sunny por sua habilidade de morder coisas, de Klaus por seu amor pelos livros e de Violet por ser uma inventora nata. Além disso, o autor se inspirou em nomes de pessoas que no passado fizeram sucesso para dar nome aos seus personagens.

4. Incêndios
Fala sério! Que tipo de pessoa não gosta de incêndios?!

5. Ana Grama
Muitos personagens se utilizam de anagramas para esconder informações que estão bem embaixo do nosso nariz. Por isso, examinar nomes estranhos e inusitados é uma boa dica para quem é leitor de primeira viagem.

6. Informações Escondidas
Por todo o livro há informações ocultas que só percebemos depois da segunda, terceira ou quarta vez em que lemos. E a cada vez nos deparamos com coisas diferentes que não havíamos reparado na leitura anterior.

7. Narrativa peculiar
Como já foi dito anteriormente, o autor possui um jeito de narrar bizarro. Ele costuma se utilizar de palavras desconhecidas e explicá-las ao leitor de um jeito bem mais fácil de compreender, além de fazer referências a outros livros e filmes e nos ensinar coisas realmente úteis – outras nem tanto. Ainda dá exemplos inesperados e desconcertantes, também tem o hábito de interromper a narração para conversas com o leitor de maneira bastante informal. Gosta muito de usar repetições para enfatizar algumas coisas ou encobrir outras. Tudo isso torna a leitura mais leve, prazerosa e menos cansativa.

8. Enredo único que agrada a todas as faixas etárias
O enredo é completamente diferente de qualquer outro que você possa encontrar. E isso se deve ao fato de que loucuras, como um bebê escalando um poço de elevador com os dentes, sejam completamente normais e rotineiras na vida dos Baudelaire. E é essa narrativa que atrai o leitor, pois o tom cômico faz com que você se divirta do início ao fim.

      9.  Dedicatórias
A cada livro o autor faz uma dedicatória diferente para sua amada, porém morta, Beatrice e nos livros ele acaba contando, em alguns de seus devaneios, um pouco de sua história com ela. No Livro Undécimo temos a dedicatória:
Para minha amada Beatrice –
Mulheres mortas não contam histórias.
Homens tristes a escrevem.

      10.  Ilustrações
O livro está repleto de ilustrações engraçadas que exemplificam as situações em que os Baudelaire se encontram. Porém as mais marcantes são as dos finais, que tem sempre algum spoiler para o próximo livro.

11.  Cartas ao editor
Ao final de cada livro há uma suposta carta para o editor do livro. O mais engraçado nisso tudo é que essas cartas servem como spoilers – assim como as últimas ilustrações – do próximo livro.

12. Persistência do autor na desistência da leitura
Chega a ser engraçada a forma que o autor trata a própria história. Ele já começa a história dizendo que seria melhor você procurar uma leitura mais agradável, já que essa será uma história muito desafortunada. E isso se mantém pelos 13 livros, fazendo com que o leitor saia como teimoso.

13.  É in!
Todas as pessoas in leem Desventuras em Série. Quer motivo melhor que esse?


7 comentários :

  1. Comecei a ler a série quando eu era bem nova, gostei muito, mas não terminei. Não me lembro o porquê. E esses motivos me deram vontade de voltar a lê-los.
    O post ficou ótimo. E o blog de vocês está lindo! Sucesso! Estou participando do sorteio de vocês! *-*

    Beijos,
    Diário Nepente ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo apoio, saber que conseguimos te incentivar a terminar a leitura dessa saga maravilhosa nos incentiva a continuar.

      Excluir
  2. Minha dedicatória favorita é: "Para Beatrice Ninguém conseguiu extinguir o fogo do meu amor, nem o da sua casa."

    ResponderExcluir
  3. O blog é é bonito, voltado para a arte, e tem um layout muuito agradável.
    Já ouvi falar desse livro, mas não sei porque nunca me informei sobre. Parece ser juvenil, aqueles extra classe que a professora indicava pra ler na escola. É desse?
    Beeijos
    Seguindo vcs ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, ele é por vezes enquadrado no gênero infanto-juvenil. Mas não é infantil o suficiente para ser um extra-classe rs
      Obrigada pelo carinho, espero que goste dos próximos posts. Beijos ;)

      Excluir